Dos Vampiros e outros mistérios...

>> 20110616




Portugal destrói o plasma do sangue que recolhe devido a problemas com um concurso que obriga o Instituto Português do Sangue (IPS) a gastar anualmente 70 milhões de euros a adquirir este produto de saúde, segundo dados revelados pelo presidente do IPS, Álvaro Beleza, em declarações à agência Lusa.

Álvaro Beleza confirmou desta forma a notícia avançada pelo “Jornal de Notícias” de que “metade do sangue doado vai para o lixo”.
Devido a um problema com o concurso para a inactivação e fragmentação do plasma, este é destruído. E há dez anos que é assim. Para o presidente do IPS, a situação é revoltante e, para já, poderá ser parcialmente resolvida através da utilização dessas 90 mil unidades de plasma pelos hospitais.
No entanto, enquanto a questão concursal não se resolver, as restantes mais de 300 mil unidades de plasma continuarão a ser incineradas e Portugal a pagar 70 milhões de euros na sua aquisição a outros países. Nas contas de Álvaro Beleza, mesmo que em matéria de plasma Portugal não se torne para já auto-suficiente, o aproveitamento do plasma do sangue recolhido poderia gerar poupanças na ordem dos 15 milhões de euros anuais.
O especialista espera que este problema se resolva rapidamente e que o mesmo não abale a confiança dos portugueses, bem como a sua generosidade e vontade em doar sangue.

Portugal utiliza 400 mil unidades de sangue, das quais 90 mil de plasma para uso directo nos hospitais.

Via: http://www.univadis.pt

0 comments:

Banksy - Wall and Piece

The ones who come around

Simon's Cat

  © Blogger templates by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP